quinta-feira, 30 de junho de 2011

Domingo De Grandes Finais Para a Origem Nordestina

No próximo domingo (03/07), a agenda da Origem Nordestina está abarrotada de compromissos, ou melhor, abarrotada de finais de Concursos, entre eles, a Final do Arraial da Chave e do Sesc Santo Amaro. A quadrilha vai correr contra o tempo para conciliar as horas de cada apresentação para que tudo corra como o planejado, ainda falta alguns resultados de concurso que a final também será no  próximo domingo, como é o caso do Arraial de Lela e do Arraial do Povo (Mirueira)

Origem Nordestina Vence Mais Um Festival

Dessa vez foi o Concurso de Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), a Origem Nordestina se consagrou a grande CAMPEÃ com uma grande diferença para a segunda colocada na soma geral dos pontos, com esse resultado a origem acumula bons números e titulo nesse São João.

Origem Nordestina Vai a Final Do Arraial da Chave

A Origem Nordestina comemora o feito de ir para mais uma final, dessa vez a quadrilha conseguiu acumular pontos para ficar entre as três melhores do Arraial da Chave em Paratibe.
A Final acontece no próximo domingo (03/07)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Marketing Já Trabalha Para 2012 e Projeta Camisa de Ensaio

A Equipe de Marketing da Origem Nordestina acaba de assinar a camisa de ensaio para o São João 2012 da quadrilha, e mostra em primeira mão as novas camisas elas estarão disponivel apartir de Agosto.
As Reservas já podem serem feitas pelo email
origemnanet@hotmail.com
Com o tamanho (P,M,G,GG)
o valor será de R$ 30,00 (Trinta Reais)







terça-feira, 28 de junho de 2011

Marketing Lança Nova Logomarca da Origem Nordestina

Os Diretores Luiz, Eduardo e Tito em S. Benedito do Sul
O Diretor de Marketing da Origem Nordestina Eduardo Ferreira, já começou a veicular a nova logomarca da quadrilha, segundo ele, uma nova arte foi criada com um único propósito, dar uma cara nova para o próximo São João da quadrilha, ele também informou que essa e a logo definitiva da Origem.
 - "Temos projetos e tinhamos a necessidade de ter uma logomarca bacana, essa será a porta de entrada da nossa equipe para futuros patrocinadores e por isso a importância de logomarca que chamasse atenção, a antiga logo, a rosa, preto e branco, era bonita mais não tinha uma identidade junina, coloquei também a imagem de Nossa Senhora da Conceição, já que a quadrilha nasceu aos "pés" dela, achei que acertamos a mão nessa nova arte, espero que todos gostem." Disse Eduardo em entrevista ao Blog.
ANTIGA LOGOMARCA DA ORIGEM NORDESTINA

NOVA LOGOMARCA DA ORIGEM NORDESTINA

Origem Consegue a 3º Colocação no Arraial do Buriti

A Origem Nordestina conseguiu mais um resultado expressivo nesse São João, dessa vez a quadrilha conseguiu a 3º Terceira colocação no Arraial do Buriti, ao todo a Origem já acumula dois 3º Lugar e 1 Campeonato, esse último em São Benedito do Sul.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DIA 27 DE JUNHO DIA NACIONAL DO QUADRILHEIRO JUNINO

Foi sancionada pela Presidenta da República Dilma e publicada no Diário Oficial da União a Lei 12.390/11 que institui o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. Uma Grande vitória para as quadrilhas  e quadrilheiros de todo Brasil que passa a ter uma dia para representar todo o esforço para manter a grandiosa cultura junina viva.

De acordo com a lei, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.

O Projeto de Lei da Câmara 250/09, de autoria da ex-deputada federal Nilmar Ruiz, que deu origem à lei, foi aprovado na Comissão de Educação do Senado em dezembro do ano passado.

Na justificativa de seu projeto, Nilmar Ruiz destacou a significativa participação popular nas danças juninas. Para ela, a data seria um "registro da memória nacional". 

Alguns Sites destacaram a aprovação da matéria e Sanção da lei uma aberração, a época destacou, "Câmara aprova projeto de homenagens pra tudo e pra todos, até pra quadrilheiro", mostrando todo o desrespeito para com as quadrilhas e quadrilheiros de todo Brasil.


Veja A Seguir a Públicação.


LEI Nº 12.390, DE 3 DE MARÇO DE 2011
Institui o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, a ser comemorado em âmbito nacional.

A   P R E S I D E N T A   D A   R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o – Esta Lei institui o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.

Art. 2o – Fica instituído o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, a ser comemorado, anualmente, em todo o território nacional.

Parágrafo único. Considera-se Quadrilheiro Junino o profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.

Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 3 de março de 2011; 190o da Independência e 123o da República.

DILMA ROUSSEFF
Carlos Lupi;
Anna Maria Buarque de Hollanda.
 
 
do blog do critico de quadrilhas de PE

domingo, 26 de junho de 2011

Conflito de Agenda Deixa a Origem Com o 3º Lugar No Arraial do Forrofácil

A Origem foi uma das três Quadrilhas mais bem avaliada no Arraial Forrofácil, a final aconteceu no dia 25 de Junho, a disputa do Titulo ficou entre as Quadrilhas: Junina Tradição do Morro da Conceição, Junina Zabumba de Camaragibe e Origem Nordestina também do Morro da Conceição, mais a disputa pela 1º e 2º Colocação ficou entre a Tradição e Zabumba, a Origem Nordestina não participou do evento devido a viagem a São Benedito do Sul, sobre fortes lamentações dos componentes que queriam participar da final.
Segundo Lenildo Moreira (Suelany) o compromisso já estava firmado com a viagem e com isso seria impossivel desmarcar.
- "Infelizmente não podemos fazer nada, não sabiamos que a final do Forrofácio seria no mesmo dia do nosso compromisso com a cidade de São Benedito do Sul, só lamentamos por não participar dessa festa maravilhosa que é o Arraial do Forrofácil, infelizmente tivemos esse conflito na nossa agenda, pedimos desculpas a comunidade do Alto José Bonifácio e a Comissão organizadora do evento por não participar dessa final."
Disse Lenildo(Suelany)

Origem Nordestina Vence o Concurso de São Benedito do Sul

São Benedito do Sul fica a exatos 162 Km do Recife, um Municipio com 9.790 Habitantes. conhecida por suas cachoeiras, São Benedito do Sul realizou no dia 25 de Junho seu Festival de Quadrilhas que teve como Campeã a Quadrilha Origem Nordestina do Morro da Conceição/Recife.
A Quadrilha recebeu uma premiação de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais), a Segunda colocada foi a quadrilha de Alagoas, Luará do Sertão e em Terceiro ficou a Quadrilha Xamego de Menina do Municipio de Barreiros.
O Festival teve inicio as 20:00 h, e quadrilhas de Vários estados e dos municipios Pernambucanos participaram, a única representante do Recife foi a Origem Nordestina, que viajou quatro horas para apresentar a Grande Festa de João, tema da quadrilha nesse São João.

Confira algumas Fotos do Festival de São Benedito do Sul

















sexta-feira, 24 de junho de 2011

Origem Nordestina Vai se Desfiliar Da Fequajupe

Os Diretores da Origem Nordestina decidiu pedir a desfiliação da quadrilha com a Fequajupe (Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco), Segundo o Diretor de Marketing da Origem, não tem mais 'Clima" entre ambas as partes e por isso a decisão da desfiliação, ainda essa semana alguns diretores da quadrilha vai se reunir junto aos representantes da Federação para oficializar a decisão da quadrilha.
- "Optamos por isso depois de alguns acontecidos, essa decisão já está tomada e tem total apoio do nosso presidente Lenildo (Suelany), essa decisão e irrevogável, não vamos de maneira alguma voltar atrás da decisão, vamos fazer isso em nomes dos nossos componentes que merecem respeito." Disse Eduardo.

- "Vamos Desfiliar da Fequajupe por não termos mais clima entre as entidades, pensamos diferente uma da outra e para evitar maiores problemas vamos fazer essa desfiliação." Disse Thiago Farol

Marcador Desabafa Na Apresentação no Sitio da Trindade

A Origem Nordestina voltou ao Sitio da Trindade nessa Quinta Feira (23), o lugar foi palco da apresentação da quadrilha na eliminatória do Festival Pernambucano de Quadrilhas, onde a quadrilha não conseguiu vaga para a fase final, bastante irritado ainda sobre esse assunto, o marcador da Origem Nordestina, Wellington conhecido com China, não se segurou e fez um desabafo contra o resultado da quadrilha no Festival, ele falou da injustiça que o grupo sofreu na competição, o público presente no arraial aplaudio o marcador que ficou visivelmente emocionado com o apoio.

China e Nay Lima


Origem Nordestina Fez Uma Bela Apresentação No Arraial do Alto José Bonifácio

Quem acha que a desclassificação para a a final do Campeonato Pernambucano desanimou os componentes para o São João 2011 da Origem Nordestina se enganou, a Quadrilha fez uma apresentação que levantou o público e foi bastante aplaudida no Arrial do Alto José Bonifácio na zona norte do Recife, com muita garra e muita animação os componentes se mostraram muito felizes com o São João da Quadrilha.


Confira algumas Fotos da Apresentação





Origem Nordestina Esteve Na Festa Junina da TAVEX

No último dia 22 de Junho a Empresa Tavex comemorou a sua festa junina, a Quadrilha Origem Nordestina foi a convidada para animar a festança, o grupo dançou seu repertório e todos os funcionários da empresa cairam na dança e participaram junto a quadrilha.








Confira Alguma Fotos da Festa Junina da Empresa Tavex





Origem Nordestina Completa 17 Anos de Hoje (24/06)

No dia 24 de Junho de 1994, Nascia na comunidade do Morro da Conceição a Quadrilha Origem Nordestina, a data da fundação da Origem foi no dia 14 de Setembro de 2003, porém foi no dia 24 de Junho que teve inicio as suas atividades juninas, sendo assim, o Presidente Lenildo Moreira (Suelany) Considera que a data de aniversário da quadrilha e no dia 24 de Junho (Hoje).
Conheça mais um pouco sobre a História da Origem.

“Será que daria certo fazer uma grande quadrilha na comunidade do Morro
da Conceição?” Esse foi o questionamento feito por Lenildo Moreira de
Carvalho (popularmente conhecido como Suelane), em 14 de setembro de
1993, num gesto profundo de religiosidade, intimidade e fé com a Santa mais popular do Recife.

a Origem Nordestina foi a primeira quadrilha junina organizada no Bairro do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Um lugar onde o sagrado e o profano se misturam, fortalecendo um ao outro, numa estreita relação de reciprocidade. Essa aproximação é percebida, sobretudo, nas diferentes formas de expressões culturais que dão vida ao bairro, entre elas, a Quadrilha Junina. “A maioria dos componentes são devotos de Nossa
Senhora. Os que não são, a gente tenta puxar para ela pela fé”, diz Lenildo Moreira, que ainda acrescenta: “Na nossa quadrilha colocamos um casal para representar a promessa, vestido de azul e branco, sendo denominados padrinhos da nossa quadrilha.

O sentimento de devoção que une o grupo e a importância do trabalho
social que realiza no Morro, estimulando os talentos locais, gerando renda
e formando cidadãos, ultrapassam as fronteiras da quadrilha e ganham o
reconhecimento dos moradores e da vizinhança, que passam a atuar junto
ao grupo, não só como admiradores do seu trabalho, mas também como
parceiros.

É o caso, por exemplo, da Escola de Samba Galeria do Ritmo, que abre as portas de sua sede no bairro para a quadrilha ensaiar; a Escola Padre João Barbosa, também na localidade, contribui emprestando seu , na . “A nossa relação com os carnavalescos é boa. A gente desfila na escola e a escola cede o espaço (Galeria do Ritmo ou Gigante do Samba, esta última na Bomba do Hemetério). Aí, organizo a comissão de frente, coloco as alas  com os integrantes da quadrilha. Na verdade, é uma troca de favores”, diz Lenildo.


A determinação, o esforço, a dedicação e a fé, são os elementos norteadores, que asseguram, há 16 anos, o sucesso do grupo. Inicialmente uma quadrilha pequena, com 14 casais, formados na sua maioria por jovens talentos moradores do Morro. Nomes como Welligton Gomes (China), Tarcísio Xavier,Cleyton Santos (Buda), Nena, Ademário (Xoxo), Cleidinha (a noiva), destacam-se como grandes incentivadores do grupo, convidando vizinhos, parentes, amigos de escola e de trabalho para fazerem parte da “família Origem Nordestina”. O nome da quadrilha ganha fama e ultrapassa os limites geográficos do Morro, passando a disputar com grupos renomados,
o título de campeã, nos mais importantes concursos do gênero espalhados pela cidade e Região Metropolitana.
A primeira grande classificação da Origem foi em 1996, quando conquistou o 4º lugar no Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste e o 1º lugar no concurso promovido pelo Playcenter (atual Mirabilândia) Em 1998, a Origem conquista o vice-campeonato nos dois concursos mais disputados pelas quadrilhas, o Festival Pernambucano e a Rede Globo, Além do 3º lugar no Sesc, vários títulos de campeão nos arraiais de bairro: Gonzagão (Ibura), Burra Namoradeira (Rio Doce – 1ª etapa), Alto Santa Isabel, arraial do Forró, Jaboatonense, Córrego do Euclides, Rua do Rio (Bomba do Hemetério), entre outros. Em 1999, conquistaram o 5º lugar no Festival Pernambucano e na Rede Globo. 2000 foi o ano da sorte da Origem Nordestina. Ela consagra-se campeã do Festival de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste. Em 2001, conquista o vice-campeonato na Globo e no Pernambucano. Em 2002, repete o vice-campeonato do Pernambucano, obtendo o 3º lugar no Sesc e na Rede Globo. Em 2003, mais uma vez, a chama da Origem se acende, o grupo conquista o 1º lugar em três disputados concursos: no Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas da Prefeitura do Recife, no Sesc de Santo Amaro e no Arraial da Chave, em Paratibe. O título de primeiro lugar no Pernambucano leva o grupo para a Paraíba, onde disputa o Nordestão, conquistando o 4º lugar De 2004 a 2009, a Origem vem se mantendo entre as cinco quadrilhas mais pontuadas nos concursos do gênero no Recife e Região Metropolitana.


PARABÉNS ORIGEM NORDESTINA!
17 ANOS DE LUTA E VITÓRIAS

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Blog do Critico de Quadrilhas Fez uma Avaliação Sobre a Origem Nordestina

O Blog do critico de quadrilhas fez uma avaliação sobre o São João 2011 da Origem Nordestina, ele avaliou os pontos fracos e fortes da Origem.

Clique aqui e Veja a Matéria
http://criticojuninape.blogspot.com/

Clima Bom Nas Apresentações do Ontem (21/06)

Os Arraias do Buriti e de Paulista tiveram ontem (21/06) a presença dos convidados da Festa de João, a Quadrilha Origem Nordestina fez suas apresentações e o público gostou do que viu, os componentes mesmo tendo que enfrentar as injustiças desse São João, não se deixaram abalar e cairam na folia junina.

Componentes e Diretores Se Reuniram Para Falar Sobre o São João da Origem

Os Componentes e Diretores da Origem Nordestina se reuniram na última Segunda Feira (20/06) para conversar sobre os acontecimentos injustos que vinham acontecendo com a quadrilha, a 6º colocação no Festival da Globo Nordeste e a Eliminação no Campeonato Pernambucano de Quadrilhas, duas "lapadas" que poderiam desanimar o grupo, pensando no psicologico do seus componentes que poderiam estão abalados a Diretoria da Quadrilha propós a conversar com todos, porém, os Diretores não esperavam o carinho que os componentes demonstração com a quadrilha, perguntado como estavão, grande parte dos componentes falou que estava bem animado com o São João da Origem e que nada nem ninguem tiraria o brilho da quadrilha, foi respostas parecida com essa que a diretoria ganhou ânimo e vontade trabalhar ainda mais com o grupo, a reunião começou com a Diretora da quadrilha Elenilda, ela falou da importância de cada componentes na quadrilha, depois de Elenilda, foi a vez do Diretor de Marketing da Origem, Eduardo Ferreira, ele agradeceu ao empenho de todos e elogiou a postura que a quadrilha tomou na eliminatória no Pernambucano, depois foi a vez de Suelanny falar com os seus componentes, Tia Su, como é conhecida, também elogiou seus componentes mais se mostrou muito decepcionada com os resultados, Luiz Melo e Doco também falaram com os componentes.
No final da reunião, ficou a certeza que todos vão permanecer na Origem Nordestina e fazer o São João que a quadrilha merece, com muito brilho, garra e amor.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Origem Nordestina e Lumiar Estão Fora da Final Do Campeonato Pernambucano de Quadrilhas

O Festival Pernambucano de Quadrilhas pregou uma peça nada agradável para a Origem Nordestina, a quadrilha do Morro da Conceição não conseguiu alcançar os pontos necessários para estar na final do campeonato, mesmo fazendo uma linda apresentação a Origem não se classificou para a frustação dos Componentes e Diretores.
- "Não conseguir entender ainda o que aconteceu da Origem Nordestina não se classificar, a quadrilha fez a sua melhor apresentação desse ano e mesmo assim não conseguiu a classificação, agora só temos a lamentar o feito e pedir para os nossos componentes manter a cabeça erguida, temos um maravilhoso trabalho e isso é o que importa, não tem dinheiro que pague o carinho que a quadrilha recebeu ontem no final da apresentação no Sitio da Trindade, infelizmente a classificação não foi possivel, agora e bola pra frente por que a Grande Festa de João não pode parar."
Disse Eduardo, Diretor de Marketing da Origem Nordestina.
Também sem acreditar no acontecido o Vice Presidente da Origem, Guilhermando, lamentou o fato.
 - "Eu não acredito que isso está acontecendo com a Origem Nordestina, temos um trabalho lindo e tudo está dentro do contexto, realmente eu não sei o que está acontecendo, a quadrilha entrou perfeita ontem no concurso Pernambucano e mesmo assim não conseguimos a classificação, ainda não consigo entender o que aconteceu." das grandes favoritas do São João 2011 a Quadrilha Lumiar da comunidade do Pina, também não passou para a próxima fase do campeonato, as duas quadrilhas já foram Campeãs do Festival Pernambucano.

Abaixo a lista com as quadrilhas classificadas para a final:
Grupo 2:
JUNINA SANFONEAR
RECIFOGOSAS
FLOR DE CACTOS
RABECA ENCANTADA
JUNINA MATUTINHO
ASA BRANCA
ROSA LINDA, LINDA ROSA
ADRENALINA
GERAÇÃO ANAVANTU
TRAQUE DE MASSA
JUNINA BACAMARTE
SANFONA MATUTA.

Grupo 1:
JUNINA TRAQUEJO
JUNINA TRADIÇÃO
RIAO DE SOL
TERROR DO ALTO
AQUARELA NORDESTINA
SAFONA BRANCA
JUNINA BLEMOART
100 HORAS NORDESTINA
JUNINA ZABUMBA
CAMBALACHO
BRIGÕES DO SUAPE
DONA MATUTA

Infantil:

MIRIM EVOLUÇÃO
JUNINA BEIJA FLOR
MENEZES NA ROÇA
TRAPIÁ
XILINDRÓ DE RTIMOS
JUNINA BRINCANTS